quinta-feira, 2 de abril de 2015

Leis de trânsito não são respeitadas

A rigidez da legislação existe na teoria, mas muitas vezes sua ordenação não é posta em prática


"Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente envolvendo três carretas e três carros (...) provocando a colisão em série dos veículos. O condutor da primeira carreta a provocar o acidente, Oswaldo Barbosa, 48, morreu no local. Outros dois motoristas sofreram ferimentos..."
Folha on-line " 08/08/2007.


Dálete Menequelli
Está complicado andar às ruas hoje. Será que a lei e o pedestre ainda devem ser respeitados? Por que há diferença de penalidade entre os cidadãos? Quanto vale uma vida? São perguntas que todos fazem, mas que dificilmente encontram respostas.

São cinco horas da manhã. A cidade está muito suja: são cartazes de promoções, bandeiras, panfletos. Ontem, foi véspera do Dia das Mães. No comércio, vale tudo para conquistar o consumidor. Para a senhora que varre a rua é apenas mais um dia de trabalho. E lá se vai, trabalhando e cantando. Na verdade, possivelmente está ansiosa. Talvez amanhã ganhe dos filhos a tão sonhada máquina de lavar roupas.

O rapaz rico também está ansioso, ou melhor, eufórico. Sabe que amanhã é feriado, só não lembra o que se comemora. Mas isso é o de menos, o que importa é curtir a noite: beber, fumar, mostrar o carro novo, enfim, jogar muita conversa e dinheiro fora. Vale tudo para impressionar os amigos e as garotas.

Era para tudo seguir como sempre: o rapaz ir para casa dormir até tarde e a senhora preparar o almoço para os filhos. Mas, naquela madrugada, aconteceu diferente. Como se não bastasse o "filhinho de papai" estar alcoolizado, a velocidade vai além da permitida. Mas ele não tem limites, não respeita ninguém. Afinal, tem o carro com o motor mais potente, tem de exibir. O sinal fechado é só um detalhe. Não podia imaginar que naquela hora, quando ainda estava voltando da "balada" já teria gente trabalhando. Pobre senhora, cheia de planos, teve seus sonhos interrompidos ali, na rua, no seu local de trabalho.

No seu local de aventuras, o "filhinho de papai" continua desrespeitando a lei e o ser humano. Afinal, o seu pai tem o melhor advogado. O máximo que pode lhe acontecer é ter de passar uma noite na cadeia; doar cestas básicas aos carentes; fazer um trabalho voluntário; ou, na pior das hipóteses, ter a sua foto exposta no jornal " o que seria o máximo para ele, pois iria se tornar ainda mais popular entre os amigos.

A legislação no trânsito existe para todos, não deve permanecer só no papel. Tem de ser seguida rigorosamente. Ao menos, é assim que deveria ser. Não se trata apenas de leis transgredidas, de multas a serem pagas, de bens perdidos, mas, principalmente, de vidas em risco e de conseqüências irreversíveis. 

fonte: http://www.jornalmateriaprima.jex.com.br/cronica/leis+de+transito+ja+nao+sao+respeitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.